sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

INFOGRÁFICO: RANKING DOS CLUBES AMADORES DE UBERABA (MG) E REGIÃO EM 2011




Caros amigos internautas e entusiastas do BLOG DO AREM,
a temporada 2011 do futebol amador de Uberaba (MG) e região está encerrada. Três torcidas comemoram (Bonsucesso, campeão da série A; AREM e Ponte Alta, respectivamente campeão e vice da série B e promovidos à elite em 2012), outras três lamentam (Madureira e Vila Militar, rebaixados à série B - 2012; Leblon, rebaixado à série C - 2012) e mais algumas ainda encontram-se decepcionadas por quase alcançarem seus objetivos (Atlético, vice-campeão da série A; Beira Rio e Capelinha, semifinalistas da série B e que quase obtiveram acesso à elite).
Emoções à parte, nós, que acompanhamos de perto as disputas das séries A e B, realizamos um exercício de imaginação em busca de uma resposta: "quais foram os melhores clubes do futebol amador em 2011?". Primeiramente, sabemos que "misturar" duas divisões distintas já, de imediato, gera uma "distorção" de números, já que os níveis de dificuldade são diferentes (qualidade das equipes e, consequentemente, dos confrontos), além da quantidade de clubes participantes em cada série (e, consequentemente, do número de confrontos). A solução foi analisar cada uma das 30 equipes (16 da série A e 14 da série B) e obter o índice de aproveitamento de cada uma, considerando a quantidade total de partidas disputadas por cada e, logicamente, seus resultados alcançados. Tal índice é expressado em porcentagem.
Analisadas as 30 equipes, obtivemos este ranking (ilustrado neste infográfico). De posse desta informação, agora perguntamos: o ranking de 2011 ficou justo? Você concorda ou discorda de algum posicionamento? Em uma rápida analisada, verificamos que, em 2011, tivemos um "verdadeiro campeão" em nosso futebol amador (Bonsucesso, que realizou a melhor campanha na fase classificatória e levantou o caneco da série A, graças ao melhor índice de aproveitamento dentre os 30 clubes envolvidos).
Algumas situações apresentaram-se, no mínimo, "pitorescas": o Atlético (CAU), vice-campeão da série A, "no campo", obteve um desempenho que lhe daria, somente, a quarta melhor campanha nesta divisão e, acredite, de acordo com os critérios utilizados, apenas a oitava posição no "ranking geral" (atrás de 4 equipes que jogaram a segundona). Outro caso: o Beira Rio, que chegou muito próximo do acesso à elite, figura na quarta posição neste "ranking geral", atrás somente dos campeões (Bonsucesso e AREM) e do Ponte Alta (seu algoz nesta temporada), mas à frente de equipes fortíssimas da série A, como o Delta (campeão da série A em 2010 e dono da segunda melhor campanha da elite neste ano, segundo os números), o Sete Colinas (eliminado pelo Atlético, em campo, nas quartas-de-final da série A mas com um aproveitamento melhor, em números, que o rival, que acabou como vice), o já citado Atlético e o Vila Nova (semifinalista da série A nesta temporada e eliminado da disputa do título pelo campeão Bonsucesso em um jogo épico).
Enfim, o "ranking" está aí. Analise e tire suas conclusões. Caso queira comentar, basta clicar no link "comentários" e deixar sua opinião (se possível, identificando-se, com nome e e-mail para contato).
A equipe do BLOG DO AREM agradece, desde já, pela sua visita e atenção dispensada!

Nenhum comentário: